5 habilidades indispensáveis ao profissional de conteúdo do futuro

Habilidades do profissional de conteúdo do futuro | Content Hackers

 

Há alguns anos, seria inimaginável pensar que qualquer pessoa poderia executar uma estratégia de marketing digital e se tornar um profissional de conteúdo. O que antes era um privilégio de grandes empresas agora é uma necessidade para qualquer negócio. Com isso, mais pessoas puderam construir carreiras duradouras e adquirir independência financeira vendendo seus produtos e serviços.

 

Com a democratização do marketing digital também criou-se uma grande competição de negócios que buscam a atenção e interesse do potencial cliente. Como todos têm acesso à recursos para divulgar seus produtos e serviços, maior se tornou a disputa por cliques, leads e vendas.

 

No marketing de conteúdo, isso não é diferente.

 

Sejam redatores, produtores freelancers, gerentes e analistas, os profissionais de conteúdo precisam se qualificar ainda mais para estar à frente da concorrência:

 

  • Redatores e produtores de conteúdo devem mostrar conhecimento técnico para serem valorizados e crescerem no mercado de trabalho, destacando-se diante dos demais redatores;
  • Gerentes e analistas precisam conhecer as ferramentas e técnicas para superar competidores que atuam na mesma área do produto ou serviço ofertado;

 

Com uma gama de recursos à disposição ficou mais fácil executar estratégias de marketing digital, desde o planejamento, produção e distribuição de conteúdo. Por isso, suas habilidades precisam ir além da produção de conteúdo para se destacar diante de um mar de competidores.

 

Em um futuro onde todos terão acesso à novíssimas tecnologias de marketing, o conteúdo ainda será determinante para o sucesso das estratégias. Mas como o profissional devem se preparar para isso?

 

Quais habilidades são essenciais para o profissional de conteúdo se destacar?

 

Nada melhor do que receber dicas de quem já é referência e lida com os desafios do mercado dia após dia, não é? Nós sabemos o quanto a opinião de profissionais da área é importante, então convidamos especialistas em marketing digital e de conteúdo a responder uma pergunta importantíssima para quem busca qualificação nestas áreas:

 

Além do conhecimento em marketing de conteúdo, que habilidade é indispensável para que produtores de conteúdo se destaquem no mercado profissional e em seus ambientes de trabalho?

 

Ter foco em auto-organização e produtividade

 

Tendo um vasto background em Agile Marketing, Raíza Terra pontua a habilidade em gerenciamento de projetos e métodos ágeis como essencial aos profissionais de conteúdo:

 

Além de conhecimento profundo em marketing de conteúdo, um profissional que queira se destacar no mercado tem que: entender bem de SEO; gostar muito de ler sobre vários assuntos para alimentar sua base de conhecimento (cérebro) e ter referências para produzir (ortográfica e semântica); entender e gostar processos, gerenciamento de projetos e métodos ágeis para ajudar na auto-organização e manter a produtividade em alta.

 

Raíza Terra, CEO na Growth Office

 

Ser customer/people-centric

 

Rodrigo Thaler Knolseisen evidencia que os produtores de conteúdo  precisam conhecer e pensar no seu público para criar materiais que possam de fato ajudá-los, em uma abordagem focada no cliente:

 

Acredito muito na importância de algumas soft skills. Produtores de conteúdo devem ser curiosos por natureza, hábeis comunicadores, estarem prontos para sempre irem atrás de feedbacks para melhorar seu trabalho mas, acima de tudo, terem empatia e fazerem todo seu trabalho pensando na persona/leitor e como ajudar eles a vencerem seus desafios. Ser customer/people-centric é a chave.

 

Rodrigo Thaler Knolseisen, Coordenador de Marketing na mobLee

 

Ficar atento às tendências do mercado

 

Ter uma mentalidade data-driven para tomar decisões estratégicas é um dos pilares do content hacking. Diante de um ambiente digital que se transforma dia após dia, Ayswarrya contribui com a afirmação de que profissionais de conteúdo precisam usar as métricas e as tendências do mercado a favor dos objetivos de marketing:

 

[Habilidades indispensáveis são] Analisar tendências do seu mercado e saber tirar insights relevantes das métricas que você usa para mensurar o performance do seu conteúdo.

 

Ayswarrya G., Marketing Content Manager na Umbler

Dominar diferentes ferramentas de marketing

 

Na opinião de Júlia Vidigal Munhoz, o profissional de conteúdo precisa usar ferramentas a favor da performance dos processos. É por meio do processo otimizado que resultados poderão ser alcançados com mais eficiência e rapidez:

 

Acredito que muito mais do que gerar um material de qualidade ao usuário, o produtor de conteúdo precisa conhecer e dominar as ferramentas que auxiliam esse processo a ser mais assertivo, através de métricas para criar uma estratégia de marketing de sucesso.

 

Júlia Vidigal Munhoz, Head de Conteúdo na mobLee

 

Adquirir conhecimento em áreas específicas

 

Douglas da Silva deixa claro que o profissional de conteúdo precisa buscar conhecimento em diferentes áreas para complementar seu trabalho. Além de se especializar na produção e/ou gestão de conteúdo, é valioso ter uma ampla base de conhecimento que possa contribuir com a estratégia de marketing de conteúdo:

 

Já tem algum tempo que nós chegamos em um estágio onde conteúdo é tratado quase como commodity. Nesse cenário, eu noto um número cada vez maior de profissionais que detém um conhecimento que vai além do instrumental na hora de planejar e executar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Por isso, para qualquer profissional que deseja ascender no mercado e conquistar mais espaço, entregar algo que vá além do que já é praxe é fundamental. Isso não significa ser excepcionalmente bom em tudo. Basta ter um conhecimento sólido de marketing digital e buscar se aprimorar em alguma vertente mais específica.

O termo “T-shaped marketer” vem sendo bastante utilizado para designar esse tipo de profissional, que é generalista e, ao mesmo tempo, especialista. Citando meu próprio exemplo, tenho formação em design e, desde o início da minha carreira em marketing, uso esse conhecimento prático e teórico como diferencial.

 

Douglas da Silva, Coordenador de Inbound Marketing na Agendor

 

Tudo pronto para se tornar um profissional do futuro?

Aqui no blog do Content Hackers, sempre buscamos falar de assuntos focados no profissional de conteúdo. Do planejamento à execução, o marketing de conteúdo é formado por processos que podem ser otimizados para gerar resultados escaláveis. Por isso, conhecer a opinião de especialistas no assunto com certeza vai lhe ajudar  a construir seu plano de crescimento profissional!

 

Quais outras habilidades são essenciais para quem trabalha com marketing de conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e cadastre-se em nossa lista de email para receber materiais que vão impulsionar suas estratégias digitais: