Marketing Digital e as áreas de atuação do jornalista: como migrar?

Marketing Digital e as áreas de atuação do jornalista: como migrar?

 

Post produzido pela equipe da Gummy Conteúdo Digital, produtora de conteúdo especializada em entregar sucesso nas estratégias de marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo de agências e de empresas B2B.

 

Nos últimos anos, temos observado que as áreas de atuação do jornalista se misturam com a história do Marketing Digital. Entre os motivos que desencadearam essa tendência, podemos citar:

  • A mudança na regulamentação acerca da necessidade de formação acadêmica para o exercício da profissão em 2009;
  • A expansão do mercado de Marketing Digital nos últimos anos, especialmente a demanda por estratégias Inbound.

Em um cenário onde redações e assessorias de imprensa trabalham com equipes cada vez mais enxutas, é necessário buscar novos horizontes. Nesse momento de crise, podemos ver uma expansão das áreas de atuação do jornalista, descobrindo novos campos nos quais é possível aplicar suas capacidades. Devido a suas habilidades de comunicação e redação de materiais, os jornalistas têm muito a oferecer no segmento.

Todavia, não basta escrever bem e utilizar skills sociais. A área de Marketing Digital tem suas próprias especificidades e é preciso levá-las em consideração para que também estes profissionais alcancem o sucesso do lado de cá.

Sendo assim, fizemos um resumo dos pontos mais importantes para todo(a) jornalista que pretende alcançar novos voos. Acompanhe estas dicas e se jogue de cabeça em atividades que podem lhe trazer grandes resultados.

Buscando de que forma aproveitar a expansão das áreas de atuação do jornalista? Esse conteúdo é para você! Tenha uma boa leitura.

 

Áreas de atuação do jornalista: sobre o momento de expansão

O comércio digital e suas estratégias de vendas crescem a plenos pulmões – e não há uma previsão de que o contrário aconteça tão cedo.

Uma pesquisa realizada pela eMarketer mostra que, em 2017, era previsto que o Marketing Digital superaria a publicidade televisiva. Outros dados revelam ainda que o efeito desse avanço é uma movimentação de capital de U$202 bilhões no mundo inteiro.

Com isso, a digitalização está impactando o mercado de modo geral.

Segundo a Hubpost, apenas 29% das pessoas consulta os vendedores para entender sobre um produto. A maioria esmagadora dos usuários busca conteúdos informativos via Internet antes de qualquer tomada de decisão.

Consequentemente, para manter-se na jogada, as empresas têm a necessidade de investir em táticas de atração de prospects em seus canais digitais.

Não à toa, uma recente publicação do Content Marketing Institute (CMI) afirma que 28% do orçamento total do Marketing de uma empresa saudável é destinado ao conteúdo.

Paralelamente, há um crescimento no número de oportunidades de trabalho no campo do Marketing Digital. E, além disso, um interesse especial do mercado por profissionais que dominem habilidades textuais e comunicativas.

Embora o segmento publicitário também represente uma das possíveis áreas de atuação do jornalista, a popularização do Marketing de Conteúdo aparece como o gatilho perfeito para quem pensa em redirecionar seu foco.

Mas, afinal, como se dar bem na mudança de foco? O que é necessário para tornar-se um estrategista digital e obter boas possibilidades de trabalho?

Como migrar do Jornalismo para o Marketing Digital?

Em primeiro lugar, é necessário ter paciência na busca por uma alternativa que combine com o seu perfil. Grande parte dos jornalistas que conheço e ocupam posições de liderança em setores de Marketing iniciaram suas carreiras como produtores de conteúdo, redatores publicitários e revisores em agências.

Portanto, a dica é explorar esses pontos na hora de se colocar à disposição do mercado.

Além da capacidade escrita, há vários aspectos envolvidos no que se refere ao modo como são percebidos os bacharéis em Jornalismo. Destaque-os em suas cartas de apresentação, seus currículos e seu perfil no Linkedin.

A pergunta que você deve estar se fazendo é: quais são os tais requisitos? Nas palavras do CEO da Gummy Conteúdo Digital, Yuri Vellinho:

Gostamos de sua natural inquietude e vontade de aprender sempre um pouco mais. Esse pode ser um grande diferencial.

Complemento dizendo que gostamos de como jornalistas sabem contar histórias e do seu vasto repertório cultural. Apreciamos sua afinidade com o mundo das palavras e queremos contar com esta experiência a favor dos nossos seguidores.

Dessa forma, sinta-se orgulhoso de sua formação! Contudo, tenha em mente que é preciso qualidade para manter-se atrativo(a) no mercado. Até porque você estará competindo com pessoas das mais diversas áreas, portanto, habilidades naturais NÃO são suficientes.

Veja como se preparar para conquistar uma fatia no mercado digital.

 

Dicas para conquistar seu espaço como produtor de conteúdo

 

Be water, my friend!

 

 
A célebre frase de Bruce Lee fala-nos, dentre muitas interpretações, sobre flexibilidade. Tal como a fluidez da água, precisamos ser capazes de adaptarmo-nos às circunstâncias pelo bom desempenho dos resultados.

Na busca pela expansão das áreas de atuação do jornalista, é preciso ter algo em mente: adapte suas skills às demandas. E claro, corra atrás de se desenvolver profissionalmente!

Caso realmente inicie sua carreira como produtor(a) de conteúdo, saiba que, hoje, você pode estar escrevendo sobre a terra mais adequada para plantar um jardim. Já amanhã, estará redigindo acerca da qualidade de componentes de engenharia espacial.

Seja capaz de extrair informações pertinentes das referências do briefing e sintetizá-las em um novo conteúdo. Nem sempre você irá produzir conteúdos que tem domínio ou mesmo que sejam de interesse pessoal. Entretanto, o trabalho deve manter-se impecável em toda circunstância.

Ao mesmo tempo, não deixe de entender o lado estratégico do Marketing de Conteúdo. Produzir com excelência é fundamental para ser reconhecido. No entanto, fazê-lo com uma base sólida tornará suas habilidades mais fortes. E, eventualmente, você deixe de ser um(a) produtor(a) de conteúdo e torne-se estrategista.

 

Estudo e prática levam ao sucesso

O processo de aprendizagem é um ótimo meio de alavancar o desempenho que se espera. Pesquise cursos especializados na área para aperfeiçoar-se ao máximo!

Existem inúmeras alternativas direcionadas à produção de conteúdo otimizado nas redes digitais. Os cursos da Hubspot, por exemplo, são famosos por sua qualidade e certificação. Eles são um bom ponto de partida, uma vez que são gratuitos e 100% virtuais. Para quem está começando, sugerimos os seguintes cursos:

Certificação Inbound

Content Marketing

Basta cadastrar-se no site e desfrutar do conhecimento em aulas rápidas e instrutivas!

 

Dica: Grupos de Facebook

Os grupos são um ótimo canal para trocar experiências com outros produtores de conteúdo, jornalistas e estrategistas digitais. Também servem para consultar ofertas de trabalho, de acordo com seu grau de habilidade.

Alguns grupos que podemos destacar, são:

  • Redatores Web: Grupo bastante movimentado e repleto de possibilidades para a produção de conteúdo. Com certeza, um ótimo ponto de partida para entender como funciona o mercado.
  • Content Hacking: Os donos deste blog trazem insights voltados para produtores de conteúdo em seu grupo no Facebook. Entre e acompanhe!

Com essas dicas iniciais, você já estará pronto(a) para se aventurar nas novas áreas de atuação do jornalista. Fora isso, siga seu espírito curioso e mantenha-se atualizado(a) para ganhar destaque em qualquer atividade. Com talento e trabalho duro, você é capaz de fazer qualquer coisa. Just do it!

Conheça também o blog da Gummy e aprimore seus conhecimentos em Marketing Digital.