Analista de Conteúdo: Como se Tornar um Profissional Acima da Média

Também chamada de analista de produção de conteúdo ou content analyst, a profissão de analista de conteúdo está se tornando cada vez mais um pilar da estratégia digital dos negócios atuais.

Não só responsável pela qualidade do conteúdo publicado pela empresa, o analista de conteúdo garante a performance da estratégia de marketing de conteúdo com seu conhecimento em planejamento, estruturação, produção e distribuição de conteúdo.

Porém, neste artigo não vamos explorar apenas o que faz um analista de conteúdo.

Os tópicos abordados neste artigo serão:

  • O que faz um analista de conteúdo?
  • Analista de conteúdo x produtor de conteúdo
  • Os reais desafios do dia-a-dia no conteúdo
  • Como ser um analista de conteúdo acima da média

O que faz um analista de conteúdo?

Como você já deve ter imaginado, a análise faz parte do cotidiano do profissional analista de conteúdo. Isto significa que há uma grande participação na área estratégica do marketing, do planejamento de conteúdo até a avaliação da performance das ações digitais.

Diferente do que faz um redator, o analista de conteúdo se envolve em tarefas que vão além da produção e escrita de conteúdo, como:

  • Definir a(s) buyer-persona(s) e tom de comunicação do conteúdo;
  • Contribuir para o planejamento de conteúdo digital;
  • Garantir a execução do calendário editorial de conteúdo;
  • Criar e estruturar briefings para produção de conteúdo;
  • Traçar estratégias de distribuição e geração de tráfego;
  • Analisar relatórios de tráfego e conversão de leads.

Em poucas palavras, não é exagero dizer que o analista é o profissional que põe a mão na massa no planejamento, execução e análise da estratégia de conteúdo. Presente em todas estas etapas, é uma pessoa indispensável para compor um time de conteúdo de alta performance.

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Analista de conteúdo x Produtor de conteúdo

Agora, um pouco de polêmica para movimentar este artigo! Por mais que a diferença entre a posição de analista de conteúdo e produtor de conteúdo esteja clara para os profissionais da área, ainda há uma certa confusão por parte das empresas e contratantes.

Como exploramos no tópico acima, o analista de conteúdo participa de todas as etapas da estratégia de conteúdo, enquanto o produtor de conteúdo tem responsabilidades específicas na estruturação, produção e publicação. Não é uma questão de hierarquia, porém as duas posições requerem habilidades específicas nas etapas da estratégia.

Não é difícil encontrar vagas de analista de conteúdo onde as responsabilidades do profissional estão totalmente voltadas à produção. Ou também vagas de produtor de conteúdo que exigem atuação no planejamento estratégico e análise de resultados. O maior problema destes ruídos de comunicação é a dificuldade em explorar as habilidades do profissional para alcançar os objetivos de marketing digital.

Por exemplo: quando um analista faz apenas o trabalho de produção, seu potencial de planejamento e análise não é explorado da melhor forma. E quando um especialista em produção de conteúdo recebe responsabilidades estratégicas e táticas, ele divide seu conhecimento para se dedicar a funções que talvez não sejam sua especialidade.

Sabemos que o ambiente digital requer profissionais multipotenciais, porém a divulgação da vaga de analista de conteúdo e produtor de conteúdo precisa estar alinhada às responsabilidades e contribuição do profissional na estratégia de marketing de conteúdo da empresa.

Os reais desafios do dia-a-dia do analista de conteúdo

Este é o tópico que poucas empresas, talvez nenhuma, vão falar para você. Nós do Content Hackers organizamos encontros presenciais e eventos online, e com isso temos a oportunidade de conectar com diferentes profissionais da área. Além disso, já trabalhamos na área como produtores e analistas de conteúdo. Isso nos permitiu ter contato direto com alguns desafios reais que analistas de conteúdo enfrentam em seu cotidiano:

Conciliar planejamento, execução e análise

Mesmo possuindo conhecimento em todas as etapas da estratégia de marketing de conteúdo, o analista de conteúdo precisa ter controle total de suas tarefas e atividades. Caso contrário, a produtividade pode ser prejudicada. Por isso, organização pessoal e planejamento a nível de equipe são essenciais para garantir a entrega de resultados por parte do profissional de conteúdo.

Trabalhar diretamente com Inbound Marketing

Por mais que muitos departamentos de marketing possam achar, o analista de conteúdo também tem participação nas estratégias de geração de leads. Por isso, o calendário de lançamento de materiais ricos também precisa estar alinhado com as ações de Inbound Marketing para que seja possível alcançar os objetivos de marketing digital.

Provar o retorno do investimento em conteúdo

Dependendo da empresa e das responsabilidades atribuídas, o analista de conteúdo precisa mostrar ao time de marketing os resultados entregues pelo conteúdo. Não só na atração de visitantes, mas também na geração de leads e oportunidades comerciais. Portanto, os materiais publicados serão influenciados pelo objetivo definido e o analista de conteúdo deverá realizar diagnósticos para avaliar se as ações tomadas contribuíram – ou não – para alcançar estes objetivos.

Ter proficiência em diferentes ferramentas

Planejamento, estruturação, produção, distribuição, análise… Cada uma destas etapas exige conhecimento em ferramentas diferentes, desde análise de palavras-chave, SEO, gestão de tarefas, análise de tráfego, gestão de redes sociais, automação de marketing e office-suites. Saber usá-las a favor da estratégia de marketing de conteúdo é essencial para garantir o funcionamento do fluxo de trabalho do analista de conteúdo.

Se envolver em conteúdo além do marketing

Além de participar diretamente das estratégias de Inbound Marketing, o analista de conteúdo pode fazer parte de ações de conteúdo comercial, suporte e/ou educação de clientes. Calma, não é desvio de função! Realizar imersões em outros times e planejar/criar conteúdo focado em conversão para vendas ou para ajudar clientes a usar um produto/serviço, além de uma grande fonte de insights, também faz parte do trabalho do profissional de conteúdo.

Como ser um analista de conteúdo acima da média

Você conquistou a vaga de analista de conteúdo na empresa que tanto gostava. E agora? No mercado extremamente competitivo do marketing digital, apenas fazer o “feijão com arroz” não é suficiente para se destacar. Mesmo sendo um profissional capaz de atuar da estratégia à execução, o analista de conteúdo ainda pode ir além para mostrar todo seu potencial na área:

Sempre coloque a persona em primeiro lugar

A buyer-persona não é só um documento que você cria e deixa guardado na gaveta. Ela é, no mínimo, sua maior fonte de informação sobre o potencial leitor do seu conteúdo. Da escolha do formato à distribuição do conteúdo, todas as decisões devem ser tomadas com a buyer-persona em mente. Portanto, use entrevistas e ferramentas para sempre manter o perfil do cliente ideal atualizado na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Descubra como melhorar processos já estabelecidos

Como o analista de conteúdo participa de várias etapas do processo de conteúdo, este profissional deve seguir um processo produtivo e ágil que permita a entrega constante de resultados. Mesmo com o processo funcionando normalmente, procure maneiras de torná-lo melhor: executá-lo em menos tempo, diminuir o número de etapas ou extrair mais resultados. Esta é a essência do content hacking!

Desenvolva uma mentalidade focada em resultados

Sim, eu sei que growth-driven mindset já está virando buzzword. O que eu quero dizer é que todas as suas decisões e escolhas devem ser voltadas à geração de resultados. O formato do conteúdo, o comprimento do vídeo, o tema do webinar, o fluxo de automação, a cor da imagem de testeira. Documente tudo o que deu certo ou errado nas suas empreitadas como analista de conteúdo. Depois, use o que aprendeu para lapidar as próximas táticas, e então recomece o processo.

Sempre avalie a qualidade do tráfego gerado

A qualidade dos visitantes atraídos pelas suas estratégias de aquisição é extremamente importante quando o profissional responde pela geração de leads vindos do marketing de conteúdo. Descubra os canais que trazem leitores mais engajados, que ficam mais tempo nas páginas e têm perfil semelhante aos visitantes que converteram recentemente. Para mais dicas, acesse nosso artigo de como gerar tráfego qualificado ao seu conteúdo.

Nunca pare de aprender

Um conselho aplicável a qualquer carreira é sempre buscar ser melhor em sua área de conhecimento. Há bastante conteúdo disponível, sejam em materiais gratuitos ou cursos de curta duração, que podem ajudar profissionais de conteúdo a se qualificar e entregar mais resultados em suas estratégias. Mesmo depois de agarrar aquela tão sonhada vaga ou ser um empreendedor individual de marketing de conteúdo, não há espaço para descanso!

Quais devem ser seus próximos passos?

Agora que você já sabe o que é necessário para se tornar um analista de conteúdo acima da média, comece a adotar esta mudança de comportamento no seu dia-a-dia. Planeje suas tarefas para conciliar o planejamento e execução das ações de conteúdo, avalie a performance de processos para sugerir melhorias, e nunca pare de aprender. O marketing de conteúdo muda a todo momento, e o profissional acima da média precisa ficar atento à evolução do mercado!