Google Analytics no Marketing de Conteúdo: Como Usar?

Google Analytics no Marketing de Conteúdo

O trabalho do profissional de marketing de conteúdo vai além de produzir e publicar artigos. Há ferramentas e cursos de Google Analytics que são essenciais para ajudar no grande desafio dos profissionais de conteúdo: analisar resultados e usar dados para planejar estratégias.

Mas, como o Google Analytics pode ser útil para o dia-a-dia no marketing de conteúdo?

Neste artigo, vamos explicar porque a plataforma de análise web mais conhecida do mundo, presente em cerca de 65% de todos os domínios online, possui recursos que a tornam a ferramenta indispensável para quem trabalha com marketing de conteúdo.

Google Analytics e Marketing de Conteúdo: união perfeita

Quando falamos em marketing de conteúdo, normalmente imaginamos um processo de produção e publicação de conteúdo em um site. Mesmo que esta seja uma maneira super-simplificada de explicar o conceito, ela está correta.

Uma estratégia de conteúdo efetiva é aquela que atrai tráfego e leads qualificados. E, para saber se a estratégia digital está trazendo os resultados esperados, o profissional precisa analisar se o conteúdo está gerando tráfego e convertendo leads. É uma questão de lógica.

É aí que entra a importância do Google Analytics para profissionais de marketing conteúdo.

Mais do que uma ferramenta de análise de tráfego, a plataforma oferece uma série de recursos para avaliar a performance da estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, um processo de análise de resultados de conteúdo deve existir por duas importantes razões:

  1. Descobrir se os recursos investidos em conteúdo estão entregando os resultados esperados e avaliar quais ações adotadas trazem o maior retorno. Dessa maneira, as ações poderão ser repetidas e amplificadas para gerar ainda mais resultados;
  2. identificar a necessidade de adotar uma nova estratégia caso a atual esteja entregando resultados insatisfatórios, realizando um diagnóstico das ações realizadas e de que maneira deverão ser melhoradas para alcançar os resultados esperados.

O Google Analytics, no marketing de conteúdo, é uma poderosa ferramenta para ambos estes cenários. Por meio dela, o profissional de conteúdo consegue não só avaliar a performance das estratégias que estão em execução mas também adquire informações valiosas para planejar suas próximas ações digitais.

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O que é possível analisar com o Google Analytics?

A ferramenta possui uma série de recursos para que profissionais de conteúdo executem análise de tráfego, comportamento de visitantes e conversões. Mesmo parecendo fora da “realidade” do conteúdo, como usar o Google Analytics no marketing de conteúdo? Nós explicamos:

  • Adquirir informações sobre os canais que trazem visitantes ao domínio, indicando exatamente quais fontes de tráfego trouxeram o maior número de pessoas e para quais páginas foram direcionadas;
  • Descobrir como os visitantes navegam nas páginas do website e os caminhos mais comuns desde a primeira visita até a última página que visualizaram, além do tempo gasto em cada página e quantas delas foram visualizadas em cada visita;
  • Traçar um perfil demográfico e tecnográfico do público-alvo que visita um website, com informações a respeito da idade, local, e interesses, bem como descobrir quais navegadores e dispositivos são mais usados para acessá-lo;
  • Criar objetivos e metas a serem alcançadas pelos visitantes, analisar quantas vezes e de que maneira eles foram alcançados, sabendo quais fatores e campanhas de tráfego influenciaram a finalização destas metas.

Ou seja: se você gerencia um website ou faz parte de uma empresa que tem um website como principal canal de geração de negócios, a plataforma é como um canivete suíço do marketing digital. No marketing de conteúdo, não é diferente. Se você tem ações digitais em curso, Google Analytics deve ser sua primeira opção na hora de planejar e analisar resultados.

Como usar o Google Analytics no Marketing de Conteúdo

Sabemos que um dos grandes desafios do profissional de marketing de conteúdo é entregar valor. Aos leitores do conteúdo, potenciais clientes e, é claro, aos gestores e diretores de marketing.

Para este fim, uma certificação em Google Analytics no marketing de conteúdo mostra-se essencial. Trazendo as possibilidades de uso que citamos acima para o universo do conteúdo, na ferramenta é possível:

  • Avaliar quais fontes e canais de tráfego atraem mais visitantes aos artigos, ebooks, webinars e infográficos publicados no seu blog, para que seja possível descobrir quais métodos de distribuição são mais efetivos;
  • Descobrir os conteúdos preferidos dos visitantes por meio de métricas como tempo de permanência na página, taxa de visitas sem interação (rejeição), número de conteúdos consumidos por sessão e taxa de leitura dos mesmos;
  • Validar a buyer-persona do negócio comparando-a com o perfil dos visitantes que acessam os conteúdos publicados, descobrindo novos interesses e dados demográficos que vão contribuir com a produção e publicação de mais materiais;
  • Traçar metas de conversão em conteúdo para descobrir a taxa de conversão e performance de materiais ricos, como ebooks e webinars, bem como avaliar quais canais de tráfego e campanhas atraíram mais leads de qualidade;

Sabendo do poder desta ferramenta, criamos o Curso Google Analytics para Profissionais de Conteúdo em português para ajudar produtores, analistas e gerentes a avaliar a performance de suas estratégias digitais. No curso, realizamos uma uma visão completa de todos os recursos que o Google Analytics pode oferecer para otimizar o trabalho do profissional de conteúdo.

Ao longo dos vídeos, são vistos os módulos de Tempo Real, Público, Aquisição, Comportamento e Conversões, cujos recursos que vão ajudar no dia-a-dia de quem trabalha com marketing de conteúdo e busca entregar resultados cada vez melhores ao time de marketing digital. Trata-se de uma certificação do Google Analytics feita sob medida para os profissionais de conteúdo!