Você já deve ter lido isso algumas vezes por aí que os resultados no marketing de conteúdo dependem de muitas variáveis. Isso é um fato. Agora, principalmente falando em geração de tráfego orgânico, mesmo variáveis com valores exatos podem apresentar produtos diferentes quando aplicadas a diferentes ambientes. Quer um exemplo?
Personas semelhantes podem precisar de materiais totalmente diferentes de acordo com a maturidade de um mercado. Palavras-chave e algoritmos de ranqueamento podem sofrer alterações expressivas do dia para a noite. Até mesmo um mesmo produto pode precisar de uma estratégia de conteúdo diferenciada se mirada ao mesmo mercado em outro país.
Todas essas variáveis fazem com que o trabalho do profissional de gestão de conteúdo seja essencial para a estratégia digital de uma empresa. Por meio da curadoria de conteúdo e gerenciamento estratégico de publicações, a máquina de conteúdo terá capacidade de atingir e nutrir a(s) buyer-persona(s) a ponto de transformá-las em oportunidades reais de negócio.
Seja você um(a) profissional que já trabalha na área e está se especializando ou alguém que está buscando uma posição estratégica em marketing digital, criamos este material para que entenda tudo o que gira em torno do universo da gestão de conteúdo. Este artigo vai abordar os seguintes tópicos:
- O que faz um(a) gerente de conteúdo?
- Responsabilidades e desafios na gestão de conteúdo
- O quê bons profissionais de gestão de conteúdo precisam saber?
O que faz um(a) profissional de gestão de conteúdo?
Bom, a resposta mais rápida e simples para essa pergunta é: gerencia o conteúdo online do marketing! Mas, você já deve saber que essa missão abrange muito mais tarefas do que parece.
Sua principal contribuição é traçar os objetivos e resultados que deverão ser alcançados pelo conteúdo na empresa. Este item é crucial, pois assim os processos e ações vão ser planejadas de acordo para que alcançar as métricas desejadas. Ou seja: se não houver um objetivo, não será possível criar uma estratégia de conteúdo adequada.
A gestão de conteúdo envolve deveres estratégicos e táticos dentro do marketing digital de uma empresa. Isso significa que além de estabelecer as ações que vão contribuir com o atingimento dos objetivos da equipe, a gerente de conteúdo também deve garantir que estas ações sejam executadas dentro dos critérios e cronogramas definidos.
Em vários casos, principalmente quando há uma equipe de conteúdo com dois ou mais membros, o profissional de gestão de conteúdo tem pouca participação na produção dos artigos e materiais. Mas, como possui a responsabilidade de realizar a manutenção do calendário editorial e das ações de conteúdo, trata-se de um papel importante para garantir a previsibilidade das entregas – e, com isso, dos resultados da equipe.
Responsabilidades do profissional de gestão de conteúdo
Por ser um papel que se comunica entre o estratégico e o tático, o cotidiano do(a) gerente de conteúdo envolve, mas não é limitado, às seguintes responsabilidades:
- Determinar os objetivos de conteúdo e os KPIs (indicadores chave de performance) para acompanhar os resultados da estratégia;
- definir a estratégia de conteúdo da empresa e traçar as ações que serão responsáveis pelas entregas de resultados a empresa;
- realizar analise competitiva das palavras-chaves que vão fundamentar a produção de conteúdo;
- acompanhar tendências e identificar oportunidades de conteúdo dentro do mercado de atuação da empresa;
- estruturar um calendário editorial de conteúdo alinhado aos objetivos estabelecidos para a estratégia de marketing do time;
- acompanhar e garantir a performance de todo o processo de criação de conteúdo, da ideação a publicação;
- identificar, por meio de entrevistas, estatísticas de mercado, pesquisa e dados coletados, a(s) buyer-persona(s) para criação de conteúdo;
- determinar, por meio de dados, os melhores canais para distribuição de conteúdo para atingir a(s) buyer-persona(s) do negócio.
O que preciso para ser um bom gerente de conteúdo?
Como pôde ver, não são poucas as responsabilidades de quem faz a gestão de conteúdo em uma estratégia digital. Porém, há certas habilidades profissionais que podem ser desenvolvidas para garantir o sucesso da estratégia de conteúdo. Cada um deles contribui para construir o perfil do profissional perfeito para curadoria de conteúdo:
Pensar na estratégia sem esquecer da prática
Como já falei algumas vezes ao longo do artigo, o profissional responsável pela gestão de conteúdo precisa muitas vezes planejar e também executar as ações de conteúdo digital. Por isso, uma característica dos bons gerentes de conteúdo é ter experiência prática tanto no planejamento de estratégias quanto na produção e distribuição de conteúdo.
Conhecer os desafios de cada etapa é valioso para estruturar um planejamento preciso, que considera todas as etapas envolvidas no processo e respeita entregas, prazos e resultados.
Manter o alinhamento entre o conteúdo e o marketing
O marketing digital e o marketing de conteúdo, por mais que parecidos, contam com diferentes ações e KPIs. Isso significa que uma estratégia de marketing efetiva precisa se beneficiar do melhor dos dois mundos.
Como responsável pelo lado estratégico do marketing de conteúdo, este profissional precisa comunicar-se diretamente gestores e analistas de marketing para definir as ações de conteúdo. Além disso, o contato direto também ajuda a descobrir se estas ações estão trazendo os resultados esperados para o marketing digital ou precisam ser afinadas.
Dominar ferramentas de gestão de conteúdo e análise de resultados
Como o trabalho de quem é gerente de conteúdo envolve definir processos e acompanhar métricas, um bom profissional precisa dominar as ferramentas que facilitam as tarefas de gestão de conteúdo e análise de resultados.
Enquanto Google Analytics, Google Search Console e HotJar ajudam a entender como os leitores chegam até o conteúdo e interagem com ele, plataformas como Contentools, Google Suite e Wrike ajudam gestores de conteúdo a acompanhar o progresso e execução do planejamento editorial.
Conciliar estratégias a curto, médio e longo prazo
Já comentamos algumas vezes aqui no blog que o content hacking é um método que possibilita acelerar resultados que podem ser alcançados com conteúdo.
Ações de produção acelerada, otimização de SEO, content repurposing e distribuição orientada garantem que a estratégia entregue as métricas sem depender exclusivamente dos resultados orgânicos a longo prazo. Mesmo assim, um gerente de conteúdo deve equilibrar as ações para que os resultados sejam escaláveis e previsíveis, dando espaço para ações táticas e oportunidades fora do planejamento.
Próximos passos
Agora que já conhecemos as responsabilidades e desafios do profissional de gestão de conteúdo, não podemos deixar de perceber o quanto ele é importante para a definição e manutenção de uma estratégia de marketing de conteúdo. Enquanto o lado estratégico planeja os caminhos que serão seguidos, o lado operacional garante que todos estes passos sejam respeitados ao longo do processo.
Se você já trabalha na gestão de conteúdo de uma agência ou empresa, ou está buscando uma posição como gerente de conteúdo, agora já tem muitas informações para desenhar sua carreira no marketing digital. Então, lembre-se sempre que conteúdo precisa entregar valor e muito sucesso em sua jornada profissional!