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Google Analytics no Marketing de Conteúdo: Como Usar?

Google Analytics no Marketing de Conteúdo

O trabalho do profissional de marketing de conteúdo vai além de produzir e publicar artigos. Há ferramentas e cursos de Google Analytics que são essenciais para ajudar no grande desafio dos profissionais de conteúdo: analisar resultados e usar dados para planejar estratégias.

Mas, como o Google Analytics pode ser útil para o dia-a-dia no marketing de conteúdo?

Neste artigo, vamos explicar porque a plataforma de análise web mais conhecida do mundo, presente em cerca de 65% de todos os domínios online, possui recursos que a tornam a ferramenta indispensável para quem trabalha com marketing de conteúdo.

Google Analytics e Marketing de Conteúdo: união perfeita

Quando falamos em marketing de conteúdo, normalmente imaginamos um processo de produção e publicação de conteúdo em um site. Mesmo que esta seja uma maneira super-simplificada de explicar o conceito, ela está correta.

Uma estratégia de conteúdo efetiva é aquela que atrai tráfego e leads qualificados. E, para saber se a estratégia digital está trazendo os resultados esperados, o profissional precisa analisar se o conteúdo está gerando tráfego e convertendo leads. É uma questão de lógica.

É aí que entra a importância do Google Analytics para profissionais de marketing conteúdo.

Mais do que uma ferramenta de análise de tráfego, a plataforma oferece uma série de recursos para avaliar a performance da estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, um processo de análise de resultados de conteúdo deve existir por duas importantes razões:

  1. Descobrir se os recursos investidos em conteúdo estão entregando os resultados esperados e avaliar quais ações adotadas trazem o maior retorno. Dessa maneira, as ações poderão ser repetidas e amplificadas para gerar ainda mais resultados;
  2. identificar a necessidade de adotar uma nova estratégia caso a atual esteja entregando resultados insatisfatórios, realizando um diagnóstico das ações realizadas e de que maneira deverão ser melhoradas para alcançar os resultados esperados.

O Google Analytics, no marketing de conteúdo, é uma poderosa ferramenta para ambos estes cenários. Por meio dela, o profissional de conteúdo consegue não só avaliar a performance das estratégias que estão em execução mas também adquire informações valiosas para planejar suas próximas ações digitais.

Curso Online

Google Search Console para Profissinais de Marketing de Conteúdo

O que é possível analisar com o Google Analytics?

A ferramenta possui uma série de recursos para que profissionais de conteúdo executem análise de tráfego, comportamento de visitantes e conversões. Mesmo parecendo fora da “realidade” do conteúdo, como usar o Google Analytics no marketing de conteúdo? Nós explicamos:

Ou seja: se você gerencia um website ou faz parte de uma empresa que tem um website como principal canal de geração de negócios, a plataforma é como um canivete suíço do marketing digital. No marketing de conteúdo, não é diferente. Se você tem ações digitais em curso, Google Analytics deve ser sua primeira opção na hora de planejar e analisar resultados.

Como usar o Google Analytics no Marketing de Conteúdo

Sabemos que um dos grandes desafios do profissional de marketing de conteúdo é entregar valor. Aos leitores do conteúdo, potenciais clientes e, é claro, aos gestores e diretores de marketing.

Para este fim, uma certificação em Google Analytics no marketing de conteúdo mostra-se essencial. Trazendo as possibilidades de uso que citamos acima para o universo do conteúdo, na ferramenta é possível:

Sabendo do poder desta ferramenta, criamos o Curso Google Analytics para Profissionais de Conteúdo em português para ajudar produtores, analistas e gerentes a avaliar a performance de suas estratégias digitais. No curso, realizamos uma uma visão completa de todos os recursos que o Google Analytics pode oferecer para otimizar o trabalho do profissional de conteúdo.

Ao longo dos vídeos, são vistos os módulos de Tempo Real, Público, Aquisição, Comportamento e Conversões, cujos recursos que vão ajudar no dia-a-dia de quem trabalha com marketing de conteúdo e busca entregar resultados cada vez melhores ao time de marketing digital. Trata-se de uma certificação do Google Analytics feita sob medida para os profissionais de conteúdo!